quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

IEAD - ALMIRANTE TAMANDARE - 70 ANOS

Um pensamento para reflexão:
"O valor das coisas não está somente no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Almirante Tamandaré completa 70 anos de história, estamos felizes jubilosos e afirmamos a expressão bíblica registrada no livro de Salmos, numero 126 verso 3:
“Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres”.
A nossa história tem um longo percurso, e tudo começou em outubro de 1941; onde, o pastor Joaquim Gomes de Souza, pela iluminação e direção do Espírito Santo iniciou na localidade de Paiol das Tocas, uma obra de evangelização pessoal. Deste trabalho evangelístico resultou a conversão de Vidal Pinto de Lara e sua família.
Inflamados pela chama pentecostal e imbuídos na missão de evangelizar, proclamar Cristo aos corações dos homens, a obra avançou; e, em 29 de dezembro de 1942 os novos convertidos estavam descendo às águas batismais. Todos comprometidos com o IDE de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, obedecendo criteriosamente suas orientações conforme o evangelho de Mateus, capitulo 28 versiculos 19 e 20:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Mesmo com o avanço da obra, não houve a necessidade de construir um templo nesta localidade, pois o trabalho ganhou força e direcionou-se para a localidade de Rio Branco do Sul, onde foi reconhecida eclesiasticamente como Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Rio Branco do Sul, no ano de 1955.
Vale ressaltar aqui a visão do pastor Joaquim Gomes de Souza, onde certa feita orando ao Senhor, viu surgir da terra uma fonte d’água, e desta formava uma corrente e ia em direção de Rio Branco do Sul. Glória a Deus! Pois a visão cumpriu-se na integra. Alguém tem dúvidas disto?
Mas tarde, precisamente 20 anos mais tarde, no ano de 1962, no centro da cidade de Almirante Tamandaré, ao lado da Rede Ferroviária, onde morava o irmão Benedito Cordeiro, alguns irmãos na fé começaram a realizar cultos, e ali muitas famílias se converteram a Cristo. Como os novos convertidos iam se rendendo aos pés do Nosso Bom e Eterno Mestre; foi então, transferido as reuniões para um salão maior e mais próximo da Estação Ferroviária.
No ano de 1962, foi realizado o primeiro batismo oficial da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Almirante Tamandaré, onde se fizeram presentes os pastores Carlos Marchioro e pastor José Pimentel de Carvalho, já de saudosa memória. Destacamos alguns dos que se converteram neste período, família da Irma “Lezinha” Tomé, família da irmã Mariazinha Santos, família de Setembrino Santana da Silva, Eugênio Muller (região de Tranqueira), Jaci Potier (região de Tranqueira) entre outros tantos irmãos.
No ano seguinte, em 1963, foi inaugurado o templo central, com um grande desfile pelas ruas da cidade, tendo como dirigente na época o Presbítero Silvio Moreira.
A partir de então a obra ganhou proporções, e estendeu-se para os bairros da cidade: Jardim Monte Santo, Jardim Paraíso, Jardim Santa Maria, Jardim São Francisco, Tranqueira, São João Batista, Jardim Amazonas, Parque São Jorge, Cachoeira, percorrendo os bairros limites com Curitiba, Colombo e Rio Branco do Sul.
No ano de 2009, pastor Carlos Marchioro, pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Rio Branco do Sul, mediante direção Divina, tomou a iniciativa de emancipar algumas igrejas, as quais estavam localizadas em cidades outras cidades, entre elas Almirante Tamandaré. Sendo assim, em 08 de março daquele ano foi concretizada a emancipação destas congregações de Almirante Tamandaré, e oficializado o campo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Central em Almirante Tamandaré, tendo como pastor presidente o pastor Paulo César Nabarro Kempfer.
E até o presente momento o Senhor Deus tem nos agraciado, abençoado e nos feito prósperos em nosso município, várias congregações foram inauguradas, e outras reformadas completamente, na ocasião da emancipação tínhamos 08 (oito) congregações atuantes, hoje possuímos 17 (dezessete), tínhamos 763 (setecentos e sessenta e três) membros, hoje aproximadamente 1.200, contamos com 08 (oito) pastores, 07 (sete) evangelistas, e aproximadamente 130 (cento e trinta) obreiros (entre presbíteros, diáconos e cooperadores), para a honra e glória do Nome do Senhor!
Com toda convicção dizemos:
“EBENÉZER: Até aqui nos ajudou Senhor!”

ILUSTRES OBREIROS, IRMÃOS PIONEIROS DA OBRA:
PR. JOAQUIM GOMES DE SOUZA (IN MEMORIAN)
PR. SALVADOR DE LARA
PR. CARLOS MARCHIORO
PRESBÍTERO SILVIO MOREIRA (IN MEMORIAN)
PR. JOSÉ SABADIN
PRESBÍTERO NESTOR ARTIGAS DE FARIAS
PB. JOÃO DIVETE BETIM (IN MEMORIAN)
PR. JOSÉ TABORDA DE FARIA
PR. PAULO RODECZ
PR. MIGUEL DOMINGOS DE LARA
OUTROS OBREIROS COMO: Pb. Pedro Luis, Pb. Jorge dos Santos , Pb. Adão Marcelino, Dc. Luis Carlos, Dc. Alziro Tavares, Pb. Ademar de Brito, Pr. Ercílio Machado, contribuíram também com a expansão da Obra do Senhor em épocas remotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário